Empresas de Bariri implantam ISO9000 em busca da Excelência.

 

As empresas de Bariri estão buscando a excelência. Isso contribui com o progresso da cidade, pessoas, e reflete por todo país. A Ultralight está ficando cada vez mais importante e exemplo de empresa que busca a qualidade total.
O proprietário Marcelo Batista, fabricante de armadilhas luminosas em Bariri, líder do mercado brasileiro e da América Latina em parceria com o professor Ganímedes Masson, da área de gestão empresarial e RH, da unidade descentralizada de Bariri do Centro Estadual de Educação Tecnológica Paula Souza em Jaú, no dia 20 de setembro, levaram seus alunos para conhecerem a implantação e implementação do ISO9001 na Ultralight.
A expressão ISO 9000 designa um grupo de normas técnicas que estabelecem um modelo de gestão da qualidade para organizações em geral, qualquer que seja o seu tipo ou dimensão.A sigla "ISO" refere-se à International Organization for Standardization, organização não-governamental fundada em 1947, em Genebra, e hoje presente em cerca de 157 países. A sua função é a de promover a normatização de produtos e serviços, para que a qualidade dos mesmos seja permanentemente melhorada. Busca incessante da Ultralight.Esta família de normas estabelece requisitos que auxiliam a melhoria dos processos internos, a maior capacitação dos colaboradores, o monitoramento do ambiente de trabalho, a verificação da satisfação dos clientes, colaboradores e fornecedores, num processo contínuo de melhoria do sistema de gestão da qualidade. Aplicam-se a campos tão distintos quanto materiais, produtos, processos e serviços.A adoção das normas ISO é vantajosa para as organizações uma vez que lhes confere maior organização, produtividade e credibilidade - elementos facilmente identificáveis pelos clientes, aumentando a sua competitividade nos mercados nacional e internacional. Os processos organizacionais necessitam ser verificados através de auditorias externas independentes. Os alunos tiveram acesso aos processos, estrutura física e administrativa da empresa.
Vanessa Delfito, coordenadora de qualidade da Ultralight recebeu os alunos e abordou temas como: sua relação com o sistema de gestão de qualidade, os procedimentos e normas para a certificação, apresentação dos documentos necessários para a certificação, treinamento dos funcionários, organização da empresa e apresentação da política de qualidade da empresa. Roni, chefe de produção da Ultralight, apresentou aos alunos os produtos, armadilhas luminosas e eletrocussão, falou sobre os mesmos. Também foram visitados todos os departamentos da Ultralight, linha de produção com uma breve explicação.





Alguns alunos se pronunciaram a respeito desta visita:
Paulo Fernando Munhoz Melado trabalha no Centro de Promoção Social de Bariri e faz o curso Técnico em Contabilidade em Bariri. É representante da classe. “Essa visita que foi proporcionada pelo Prof. Ganímedes, de Projetos Contábeis, veio num bom momento para os alunos. Pudemos verificar na empresa Ultraligth todo o processo de fabricação e qualidade de seus produtos agora certificados pela ISO 9001, sendo a única empresa do ramo com este título. Observamos toda a sua estrutura organizacional, quadro de funcionários e os benefícios a eles oferecidos. Tivemos uma visão ampla do que é uma empresa totalmente responsável e preocupada com seus colaboradores, produtos e atenção ao cliente. Agradeço em nome de todos os alunos pela oportunidade vivenciada”
Maria Keli Jorge, Agente de Desenvolvimento do SAE (Sala de Apoio ao Empreendedor – Parceria entre Prefeitura Municipal e Associação Comercial e Industrial de Bariri), “Encantada, acredito ser esta definição do efeito proporcionado pela visita a Ultralight. Realmente esta empresa está acima do padrão que estamos acostumados a ver. A busca pela excelência é sempre algo difícil, exige um longo percurso, árduo muitas vezes, que deixa ao longo do caminho aventureiros que correm sem foco no objetivo almejado. Aqui na Ultralight o que encontramos ultrapassa as barreiras do ‘preconceito à mudanças’, é nítido a alegria com que todos os envolvidos no processo de certificação da ISO 9001, desenvolvem suas funções, conhecem a metodologia de crescimento da empresa e buscam crescer junto com ela.
A preocupação com pessoas, desenvolvimento pessoal é algo admirável e pouco exercido, por isso apesar de não tê-lo conhecido (Marcelo), quero parabenizá-lo.
E o mais bacana e perceber que não são só palavras...eles (colaboradores) realmente vivem toda esta realidade.
‘Saio daqui hoje, com a incrível sensação de querer fazer parte de tudo isto aqui.’
A Ultralight sempre terá o prazer de abrir suas portas para futuros colaboradores, alunos dedicados que poderão futuramente fazer parte do seu quadro de funcionários. A Ultralight reconhece o valor dos seus funcionários e retribui com um ambiente excelente de aprendizado proporcionando confiança, orgulho e satisfação profissional.

Texto: Rodrigo Pinheiro.
Fonte: Wikipedia.